Esporte na Tela

“Totais condições de brigar pelo acesso” Projeta Dudu para essa temporada

O atacante é um dos grandes destaques do Nonthaburi United, da Tailândia
Foto: Arquivo Pessoal Dudu em ação pelo Nonthaburi United, da Tailândia
Dudu em ação pelo Nonthaburi United, da Tailândia

Com ampla experiencia no futebol asiático, o atacante brasileiro Dudu é um dos grandes nomes do Nonthaburi United, da Tailândia. O jogador começou sua carreira no Barra Mansa, do Rio de Janeiro, mas no futebol asiático o jogador ganhou mais destaque principalmente por conta da habilidade.

Nonthaburi United, atualmente disputa Thai League 3 de Bangkok do Campeonato Tailandês. O clube tem cinco anos de história, mas é uma das equipe cotadas para conquistar o acesso nesta temporada.

Dudu é o atacante referência do clube no setor ofensivo, marcando na temporada passada seis gols em apenas cinco partidas.  Essa não é a primeira vez que o atacante joga no futebol tailandês, e espera ter um rendimento melhor que na sua primeira passagem.

É a minha segunda passagem aqui na Tailândia, a primeira foi em 2017, no Udon Thani, um projeto maravilhoso, mas acabei não rendendo o esperado. Sempre tive a vontade de retomar e deixar uma nova impressão e Graças a Deus isso aconteceu no ano passado. Nonthaburi United me abriu as portas e estou muito feliz desde que cheguei aqui.” Analisa o atacante.

Uma das dificuldades de jogar fora do país, principalmente em outro hemisfério, é a língua. O atacante destaca que a primeira passagem pelo país foi mais complicada, mas agora chegou bem mais familiarizado com a língua.

Na minha primeira passagem tinha um pouco de dificuldade com a língua local e com o inglês pois não falava muito bem. Demorei a entender o estilo da liga e o que era preciso. Acredito que desta vez cheguei mais preparado, já sabia o que ia encontrar.” continuou “O fato de conhecer alguns jogadores e o treinador ajudaram e muito. Hoje me sinto à vontade com meus companheiros, mesmo aqueles que não falam inglês. Estou aprendendo o tailandês aos poucos que faz grande diferença dentro e fora de campo também.” Assegura o jogador.

Com uma história longa com o futebol asiático, o atacante também acaba sofrendo bastante com a saudade da família. Apesar da distância, o atleta destaca o forte apoio que recebe dos familiares.

“Olha esse tem sido um ponto crítico - saudade de casa, dos familiares - é um assunto bem delicado com tudo o que está acontecendo no mundo.  ano inteiro na China (Macau), mais 7 meses aqui já. Tenho procurado ser forte, aliás toda minha família me incentiva e me apoia muito, o que me conforta pra seguir em frente. Revelou Dudu.

Na temporada passada o Nonthaburi United acabou sendo prejudicado, principalmente pela pandemia. O clube encerrou a temporada com 44 pontos, em seguindo lugar na liga. Usando os critérios de desempate, o clube ficaria com a vice colocação da competição e o acesso, mas não foi o que aconteceu. Com a nova temporada, o clube vai para campo com um certo gostinho a mais.

“Estamos em pré-temporada com aquela mágoa do ano passado, quando a liga parou e estávamos na ponta da tabela. Já sabemos os nossos adversários, temos um objetivo a ser alcançado e vamos atrás. A caminhada é longa, mas vejo nossa equipe com totais condições de brigar pelo acesso.” afirmou o atacante.

Dudu é mais um dos brasileiros que está se destacando pelo futebol fora do país. Mesmo com as dificuldades, e principalmente pela pandemia, o atacante segue mantendo o alto rendimento e se tornou uma das peças chave do sistema tático do time. Dudu é um dos Brazukas que estão pelo mundo.