Esporte na Tela

Com novo formato, a Copa do Nordeste conta agora com três piauienses

A mudança foi anunciada na tarde desta segunda-feira; agora o Piauí conta três representantes
Foto: Thais Magalhães/CBF Taça da Copa do Nordeste
Taça da Copa do Nordeste

Neste final de semana a Liga Nordeste confirmou as alterações no formato da Copa do Nordeste 2022. Com as mudanças no regional, ao invés de 20, a competição conta com a participação de 36 equipes. Com o aumento no número de participantes, o Piauí agora ganha um total de três representantes.

Com o novo formato, os participantes que ganham a vaga na competição são os 9 vice-campeões e mais 3 clubes terceiros colocados nos campeonatos das federações de melhores posições no ranking, os 9 melhores ranqueados pela CBF e ainda 3 clubes do ranking da CBF (sem distinção de estado).

Confira os clubes classificados de cada estado:

ALAGOAS - CSA (campeão), CRB (vice-campeão) e ASA de Arapiraca pelo ranking.

BAHIA – Atlético de Alagoinha (campeão), Bahia de Feira (vice-campeão), Bahia, Vitória e Jacuipense (ranking), Juazeirense (3º lugar no estadual).

CEARÁ – Fortaleza (campeão), Ceará (vice-campeão), Ferroviário (3º no estadual), Atlético Cearense (4º no estadual) e Floresta (ranking).

MARANHÃO – Sampaio (campeão), Moto Club (vice-campeão) e Imperatriz (ranking).

PIAUÍAltos (campeão), Fluminense-PI (vice-campeão) e River (ranking).

RIO GRANDE DO NORTE – Globo (campeão), ABC (vice-campeão) e América (ranking).

PERNAMBUCO – Náutico (campeão), Sport (vice-campeão), Salgueiro (3º no estadual), Santa Cruz (4º no estadual) e Central de Caruaru(ranking).

PARAÍBA – Campinense (campeão), Sousa (vice-campeão), Botafogo e Treze (ranking).

SERGIPE – Sergipe (campeão), Lagarto (vice-campeão), Confiança e Itabaiana (ranking).

Foto: Divulgação/Copa do NordesteFases eliminatórias do Nordestão em 2022
Fases eliminatórias do Nordestão em 2022

Com as novas vagas, o Altos tem a participação assegurada pela Federação de Futebol Piauiense. Já o River vai disputar a vaga no pré-Nordestão por conta do ranking da CBF e o Fluminense-PI também disputa a fase preliminar por conta do vice-campeonato piauiense. A tabela dos jogos ainda deve ser divulgada ainda nesta temporada pela organização da competição.

Com a mudança na CBF, por conta da anulação da eleição de Rogério Caboclo, as mudanças na Copa do Nordeste ainda estão sujeitas a alteração.