Esporte na Tela

CBF pretende contar com VAR na Série B e na decisão das Séries C e D

A entidade estuda implementar o uso da tecnologia nas próximas fases das divisões nacionais
Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press Árbitro analisa vídeo do desvio da bola na mão
Árbitro analisa vídeo do desvio da bola na mão

A Confederação Brasileira de Futebol está finalizando um estudo, e pode implementar a partir do segundo turno da Série B e nas finais das Série C e da Série D o VAR. A implementação da tecnologia, caso aprovada, será custeada inteiramente pela entidade que chegaria a 230 partidas, nas três competições, com a tecnologia.

A decisão ainda será avaliada, pelos clubes participantes nas competições prevista, em um Conselho Técnico. A Comissão Nacional de Arbitragem da CBF já está dando inicio aos preparativos, e está em contato com as empresas que realizaram cursos para preparar novos árbitros.

"Estamos tirando do papel uma reivindicação que os clubes disputantes dessas séries faziam há tempos. É mais um aperfeiçoamento muito importante da CBF às competições nacionais. Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros. As Séries B, C e D mobilizam torcedores, comunidades, cidades e mereciam muito este investimento”, declarou o Presidente em exercício da CBF, Antônio Carlos Nunes.

Uma fase de testes está sendo realizada para uma operação mais centralizada do VAR, que teria sua sede na CBF, Rio de Janeiro. Esta ação seria apenas válida para o Campeonato Brasileiro Série A.

Até hoje, apenas a Série A do Brasileirão e as fases finais, a partir das oitavas de final, contam com o uso da tecnologia para a decisão de lances.