Esporte na Tela

Campeonato Piauiense sub-20 teve seus parâmetros definidos

A reunião na Federação de Futebol do Piauí, nessa quarta-feira, definiu as regras e quais equipes vão disputar o torneio
Foto: Divulgação/FFP Arbitral do Campeonato Piauiense Sub-20
Arbitral do Campeonato Piauiense Sub-20

Foi realizado na tarde dessa quarta-feira o arbitral para o Campeonato Piauiense sub-20. Os detalhes foram definidos em uma reunião na Federação de Futebol do Piauí (FFP), e seis clubes devem participar da competição. O arbitral havia sido adiado, antes aconteceria no final da semana passada, mas por conta da Pandemia a federação decidiu esperar mais um pouco para realizar a reunião.

Ao todo, seis equipes vão disputar a competição de base: Flamengo-PI, Fluminense-PI, Piauí, Picos, River-PI e Timon. O campeonato Piauiense dá vaga para as equipes do estado disputarem competições a nível regional com a Copa do Nordeste e Copa do Brasil da categoria representando o Piauí. O torneio também vale uma vaga na Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas a federação depende de um convite da Federação Paulista de Futebol (FPF) para ofertar a vaga ao campeão do torneio.

A reunião definiu que os jogos devem acontecer já no dia 3 de julho, com todas as partidas disputadas em Teresina. A federação definiu que o torneio usará o formato de pontos corridos, com jogos de ia e volta, e os quatro primeiros colocados avançam para a semifinal. Os mandantes, nas semifinais, serão as equipes que garantirem a melhor campanha na fase de pontos, e poderão jogar com a vantagem do empate.

A final será definida em jogo único, e em caso de empate o campeão será definido nos pênaltis. Na temporada passada a competição não foi realizada por conta da Covid-19. O atual campeão do torneio é o Fluminense-PI, vencedor da temporada 2019, que vai em busca do seu pentacampeonato.