Esporte na Tela

Noruega pode ser banida da Copa do Mundo de 2026

A FIFA estuda ameaçar a seleção norueguesa e impedir a participação da próxima edição do torneio por manifestações contra a competição
Foto: Reprodução/@nff_landslag Haaland e os jogadores da Noruega entraram em campo em amistoso frente ao Gibraltar com camisas que dizia: "Direitos humanos, dentro e fora de campo"
Haaland e os jogadores da Noruega entraram em campo em amistoso frente ao Gibraltar com camisas que dizia: "Direitos humanos, dentro e fora de campo"

A Noruega pode ser punida pela FIFA, e proibida de participar da Copa do Mundo de 2026. O motivo da punição seria resultado do boicote da seleção norueguesa ao torneio de 2022, que será realizado no Qatar. A Seleção seria contra a realização do mundial no Qatar, devido ao histórico do país de supostas violações aos direitos humanos.

Segundo o veículo local NRK, uma rádio norueguesa, a federação do país vai abrir uma votação para decidir se seguirão em frente ou não com o boicote ao mundial, nesse final de semana. O resultado interferirá no posicionamento da Fifa. O jornal Inglês, The Guardian, fez um levantamento que informou que cerca de 6.500 trabalhadores imigrantes morreram no Qatar. As mortes seriam resultado de péssimas condições de trabalho.

O jornal inglês, Daily Mirror, também aponta que a entidade máxima do futebol não está muito insatisfeita com a atitude da seleção. O boicote a competição vem tanto da Federação Nacional, quanto dos próprios jogadores da seleção. Em amistosos antes do início de disputar as partidas válidas pelas Eliminatórias Europeias para a Copa, atletas da seleção norueguesa fizeram o aquecimento utilizando camisetas alertando para a questão. Os jogadores usaram camisas coma a frase “Direitos humanos, dentro e fora de campo”.

A Seleção da Noruega não se classificou para a Eurocopa. Os noruegueses, está no Grupo G das Eliminatórias para a Copa do Mundo, na 4º colocação.