Esporte na Tela

Itália é a primeira classificada para a final da Eurocopa

A Azzurri venceu, nos pênaltis, a Espanha nesta terça-feira e garantiu sua classificação para a final
Foto: Divulgação/EUROCOPA Jogadores da Azzurri comemorando a classificação
Jogadores da Azzurri comemorando a classificação

A Itália garantiu nesta terça-feira a primeira vaga para a final da Eurocopa. Após empatar no tempo regulamentar e na prorrogação, Morata desperdiça o último pênalti para os espanhóis e Jorginho converte para garantir a classificação. A adversária da final será definida amanhã entre Inglaterra ou Dinamarca.

O primeiro tempo foi de muita criação das duas equipes, mas com pouca efetividade na finalização. Aos 24 minutos o atacante Olmo pega um rebote, do chute de Oyarzabal, na marca do pênalti, mas a estrela do goleiro Donnarumma brilhou que defendeu o chute. Do outro lado a chance foi criada por Emerson, brasileiro naturalizado italiano, aos 44 minutos. O lateral recebe um passe do camisa 10, Insigne, no lado esquerdo e carimba o travessão de Simon.

No segundo tempo a Itália abriu o placar, aos 14 minutos. Em um contraataque que começou na defesa, com o goleiro Donnarumma, Insigne fez uma boa troca de passes com Immobile no meio de campo e toca nas costas da marcação para o centroavante Chiesa. O camisa 14 chutou colocado, sem chances para o goleiro espanhol.

Os italianos ainda tiveram chance de aumentar o placar, aos 34 minutos, com Berardi. O atacante chuta colocado, mas o goleiro espanhol caiu bem para a defesa. A Espanha reagiu no lance seguinte. Morata faz uma bela tabela com Olmo, recebe dentro da área, e finaliza com a canhota na saída do goleiro italiano e empata o placar.

Com o empate no placar, a partida foi para a prorrogação. Sem muitas chances o empate insistiu no placar. Logo na primeira batida Olmo desperdiça chutando por cima do gol. Locatelli também perdeu a primeira batida para os italianos. O herói da partida foi o goleiro Donnarumma defendeu o pênalti de Morata e logo em seguida o meia Jorginho, com categoria, desloca o goleiro e classifica os italianos na final da Eurocopa.

A Itália agora aguarda a partida entre Dinamarca e Inglaterra, amanhã (7), para conhecer o adversário da final da competição. A final deve acontecer no próximo domingo (11), em Wembley.