Esporte na Tela

Final da Libertadores 2022 será realizada no mês de Outubro; confira os detalhes

A decisão foi feita pela Conmebol por conta das datas relacionadas a Copa do Mundo do Catar; Além da Libertadores, a Copa Sul-Americana também sofreu alterações
Foto: Libertadores Oficial/ Divulgação Taça da Copa Libertadores da América
Taça da Copa Libertadores da América

Nesta terça-feira a Conmebol divulgou o calendário da próxima edição da Copa Libertadores da América. Na próxima edição, a competição terá algumas mudanças no formato por conta da Copa do Mundo no Catar. Com o mundo acontecendo entre novembro e dezembro, a competição continental foi antecipada para outubro.

Com a decisão das datas da competição, a Conmebol também confirmou o Estádio Monumental de Guayaquil vai sediar a final da Copa Libertadores, no dia 29 de outubro. Já a Copa Sul-Americana de 2022 será disputada em solo brasileira no estádio Mané Garrincha, no dia 1º de outubro.

As finais da Recopa Sul-Americana não sofrer alteração por causa do Mundial, então serão realizadas nos dias 23 de fevereiro (jogo de ida) e 2 de março (jogo de volta).

A Libertadores está prevista para começar já na segunda semana de fevereiro de 2022, após as datas FIFA. As fases iniciais da competição serão realizadas em sequência até o dia 16 de março, e o sorteio dos grupos será realizado no dia 23. As partidas seguiram uma ‘pausa’ por conta da realização de datas FIFA, a competição será reiniciada no dia 6 de abril e será concluída no dia 25 de maio.

Na Copa Sul-Americana, vai ter seu ponta pé inicial no dia 9 de março, com as duas fases prévias. Após as duas primeiras etapas, a Sul-Americana segue exatamente as mesmas datas da Libertadores, com exceção da final. A Recopa Sul-Americana jogo de ida da final no dia 23 de fevereiro, e a partida de volta no dia 2 de março.

Confira o calendário previsto para a realização da Libertadores 2022:

1ª eliminatória: 9 de fevereiro (ida) e 16 de fevereiro (volta)

2ª eliminatória: 23 de fevereiro (ida) e 2 de março (volta)

3ª eliminatória: 9 de março (ida) e 16 de março (volta)

Fase de grupos: 6, 13 e 27 de abril e 4, 18 e 25 de maio

Oitavas de final: 29 de junho (ida) e 6 de julho (volta)

Quartas de final: 3 de agosto (ida) e 10 de agosto (volta)

Semifinais: 31 de agosto (ida) e 7 de setembro (volta)

Final: 29 de outubro